No próximo dia 19 de novembro de 2025, às 21h00, sobe ao palco do Capitólio (Lisboa) a peça Ifigénia, apresentada em Portugal pela EGEAC após a sua estreia no Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida 2025.
Com base em três tragédias da Antiguidade — Ifigénia em Áulis, Hécuba e Agamémnon —, a criação dramatúrgica de Silvia Zarco traça um mapa da violência contra as mulheres, a partir da figura mítica de Ifigénia, sacrificada pelo próprio pai, Agamémnon, às portas da Guerra de Troia. A narrativa estende-se ao destino de Políxena, princesa troiana, e às feridas abertas nas suas mães, Hécuba e Clitemnestra, rainhas unidas pela perda e pela fúria.
O espetáculo, com direção de Eva Romero, conta com um vasto elenco internacional e uma forte componente visual e sonora, com cenografia e figurinos de Elisa Sanz e música original de Isabel Romero.
Data: 19 de novembro de 2025, 21h00
Local: Capitólio (Lisboa)
Duração: 90 minutos (sem intervalo)
Preço: 10 €
Classificação etária: Maiores de 12 anos
Elenco: Juanjo Artero, María Garralón, Beli Cienfuegos, Laura Moreira, Nuria Cuadrado, entre outros
Ifigénia propõe-se revisitar a tradição clássica para confrontar o público com temas atuais, dando voz às mulheres esquecidas da guerra e revelando a persistência da violência desde as origens da nossa cultura.
