top of page
Buscar


O olhar de Medusa: a vítima transformada em monstro
A partir da metamorfose de Medusa, o Heureka – Clube de Leitura promove uma reflexão sobre as representações da violação, da violência e da vitimação. Ao colocar em diálogo o mito e o Direito, esta sessão propõe uma reflexão sobre a construção das personagens em julgamento, sobre quem tem o poder de definir quem foi ou não vítima de violação, e da própria vitimação.


Das suplicantes da Grécia Antiga aos refugiados contemporâneos
O que significa acolher quem resiste? A peça de Ésquilo desafia-nos a pensar a ética do acolhimento: abrir fronteiras e reconhecer a humanidade onde ela é negada. Para esta reflexão convidámos Fotini Hadjittofi, professora de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, e Sara Barros Leitão, actriz, encenadora e dramaturga, que em setembro apresentou uma adaptação contemporânea de Suplicantes. Juntas, ajudam-nos a cruzar olhares sobre uma questão tão antiga quanto urgente.


A sagrada hospitalidade
Colocar tradições em diálogo é reconhecer que, em diferentes culturas, a hospitalidade não é apenas uma prática social, mas um gesto carregado de valores éticos, religiosos e políticos: ela define a forma como nos relacionamos com o Outro e, nesse reflexo, como nos reconhecemos e situamos dentro da comunidade humana.
bottom of page
