top of page

Kínēma: Medea, de Lars von Trier (Medeia, de Eurípides)

  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 9 horas

Encerramos o ciclo Kínēma: Clássicos em Movimento II com uma poderosa reescrita da trágica história de Medeia.


Medea, de Lars von Trier, inspirado na Medeia de Eurípides, no Ciclo de Cinema do Heureka dedicado à Antiguidade Clássica

Medea (1988) é um filme dinamarquês realizado por Lars von Trier, a partir de um guião concebido pelo célebre realizador Carl Theodor Dreyer, que se inspirou na peça homónima de Eurípides.


Medeia (Kirsten Olesen) e Jasão (Udo Kier) chegam à cidade de Corinto como estrangeiros. O rei Creonte pretende dar a sua filha, Glauce, em casamento a Jasão, que, movido pela ambição, repudia a esposa e os seus dois filhos. Confrontada com tamanha humilhação e, na iminência do exílio imposto pelo rei, Medeia engendra uma vingança sangrenta contra o marido, a sua noiva e o respetivo pai.


O filme articula o mito de Medeia a partir de três eixos centrais: a condição do estrangeiro no mundo antigo, cuja precariedade permanece reconhecível no presente; a posição da mulher na sociedade grega, marcada por uma dependência estrutural que contrasta com a liberdade masculina de abandono; e, por fim, a lógica da honra ferida, cuja radicalização conduz a uma vingança que destrói tanto quem a exerce como aquele a quem se dirige. medea lars von trier medeia eurípides


(Rita Sofia Moura Costa)


O convidado desta sessão:

Mais do que ver filmes, queremos pensá-los e debatê-los em conjunto. Para enriquecer a conversa que terá lugar após a projeção, convidámos Nuno Simões Rodrigues.


Nuno Simões Rodrigues é convidado do Heureka para apresentar o filme e a obra clássica que o inspirou – Medeia de Euripides

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é doutorado em Letras, na especialidade de História da Antiguidade Clássica. É também investigador dos Centros de História e de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.


Tem dedicado a sua investigação ao estudo da História Cultural da Grécia Antiga, da História Social e Política da Roma Antiga e aos Estudos de Receção. Traduziu algumas peças do tragediógrafo Eurípides e a biografia de Coriolano escrita por Plutarco, bem como algumas das vidas da História Augusta.


Contamos consigo no próximo dia 17 de março, às 17h30


------ A entrada é gratuita ------


Organização:

João Domingues Pereira

Rita Sofia Moura Costa


Local

Sala de Vídeo (C 047)

Faculdade de Letras

Universidade de Lisboa

Alameda da Universidade

1600-214 Lisboa, Portugal


Quer saber mais? 👀

Descubra tudo sobre o nosso Ciclo de Cinema!





Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page