top of page

4º Encontro do Clube: Tucídides


Encontro Clube Heureka: Tucídides

Leitura e debate de um excerto da Guerra do Peloponeso de Tucídides, integrado no discurso fúnebre de Péricles, onde se enaltece a democracia ateniense, a liberdade, a participação cívica e o respeito pela lei.


Local

Departamento de Estudos Clássicos

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Alameda da Universidade

1600-214 Lisboa, Portugal



Já aconteceu!
Encontro Clube Heureka: Tucídides

Do quarto encontro surgiu esta reflexão de João Domingues Pereira:


"A oração fúnebre de Péricles (Th. 2.34–47) é um dos trechos mais significativos da História da Guerra do Peloponeso por ser aí que o autor expõe a sua posição política.

Péricles—ou, melhor, Tucídides—declara ser a democracia um regime superior aos restantes porque mais apto a fomentar o equilíbrio.


Este conceito é fulcral no pensamento grego da época, no entanto, o uso ideológico do mesmo em Atenas é singular. Reforça-se, ao longo do texto, a importância da isegoria, da isocracia e da isonomia, bem como da participação cívica: 'nós somos o único povo que pensa que um cidadão que não participa na vida pública não é apolítico mas sim inútil' (Tradução de Raul M. Rosado Fernandes & M. Gabriela P. Granwehr, História da Guerra do Peloponeso (2ª ed.). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.pp. 202–3).


São estas características que, segundo Tucídides, fizeram da polis uma grande potência. É daqui que advém a atualidade do texto. Há, mesmo assim, espaço para algumas críticas, nomeadamente no que concerne ao tratamento dos aliados da Liga de Delos."



Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page