A Crítica da Democracia Grega pelos seus Contemporâneos
- heurekasite
- 18 de fev. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2025

"Apesar da sua idealização e até sublimação por muitos, a verdade é que o regime democrático ateniense não foi entendido como uma proposta positiva absoluta, havendo muitos gregos da Antiguidade Clássica, de Eurípides a Aristóteles, passando por Platão, que o criticaram de forma assertiva. Esta comunicação pretende analisar alguns desses casos, valorizando as fontes que os transmitiram." (Nuno Simões Rodrigues)
Nuno Simões Rodrigues
Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é doutorado em Letras, na especialidade de História da Antiguidade Clássica. É também investigador dos Centros de História e de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.
Tem dedicado a sua investigação ao estudo da História Cultural da Grécia Antiga, da História Social e Política da Roma Antiga e aos Estudos de Recepção. Traduziu algumas peças do tragediógrafo Eurípides e a biografia de Coriolano escrita por Plutarco, bem como algumas das vidas da História Augusta.
Local
Biblioteca Palácio Galveias
Campo Pequeno
1049-046 Lisboa
O Heureka Clube de Leitura regressa à Biblioteca Palácio Galveias.
O edifício histórico, datado do século XVII, foi transformado em biblioteca pública no século XX, tornando-se um ponto de encontro entre o passado e o presente. O alinhamento cuidadoso dos volumes nas prateleiras e a textura das capas transformam o espaço numa experiência sensorial e intelectual única. Subir a escadaria é como atravessar um portal para a reflexão.
Já aconteceu!
Esta foi uma palestra que atraiu um auditório numeroso, gerando-se uma discussão viva que se prolongou até perto das 21:00.
A Crítica da Democracia Grega pelos seus Contemporâneos - Palestra Heureka - Clube de Leitura











