top of page

Kínēma: A Funny Thing Happened on the Way to the Forum (Comédias de Plauto)


Ciclo Kínēma: Heureka – Nucivo

Nesta terceira paragem do ciclo Kínēma: Clássicos em movimento, mergulhamos no riso inteligente e na sátira inspirada nas Comédias de Plauto.


🗓️ Data: 19 de maio

📍 Local: Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

🎬 Filme: A Funny Thing Happened on the Way to the Forum (1966), de Richard Lester

📚 Obra clássica de referência: Comédias de Plauto


Haverá uma breve introdução à obra e ao filme, seguida da projecção e de um debate com o público.


A entrada é gratuita.


A Funny Thing Happened on the Way to the Forum (1966), de Richard Lester

A Funny Thing Happened on the Way to the Forum (1966), realizado por Richard Lester, é uma comédia musical adaptada do espetáculo homónimo de Stephen Sondheim. O filme reúne um elenco de destaque, com nomes consagrados do humor anglófono como Zero Mostel, Phil Silvers, Buster Keaton e Jack Gilford, e recria o espírito lúdico do teatro cómico de Plauto, no qual se baseia.


Desejoso de se ver um homem livre, Pseudolus (Zero Mostel) engendra um plano. Sabendo da paixão que Hero (Michael Crawford), o seu jovem amo, sente pela cortesã Philia (Annette Andre), o servo propõe-lhe um acordo: se a conseguir conquistar para o seu senhor, será recompensado com a manumissão, isto é, a libertação. Com o acordo firmado, Pseudolus dirige-se ao encontro do negociante de escravos Marcus Lycus (Phil Silvers), fazendo-se passar por um cidadão romano. Para sua consternação, Marcus Lycus informa-o que Philia fora recentemente adquirida por outro cliente, o perigoso Miles Gloriosus ou ‘Soldado Fanfarrão’ (Leon Greene). Ao mesmo tempo, os pais do amo, Senex (Michael Hordern) e Domina (Patricia Jessel), voltam a casa, colocando assim novo obstáculo aos seus planos. Pseudolus é, pois, forçado a arranjar novo estratagema com vista a juntar Hero e Philia. Os seus planos vão-se complicando e passam a envolver mais cúmplices, entre os quais se encontram o capataz Hysterium (Jack Gilford).


Quem estiver familiarizado com as obras de Plauto reconhecerá rapidamente a influência que as mesmas exerceram neste filme. Aliás, duas das personagens aqui nomeadas serviram como epónimos de duas das suas peças: Pseudolus e Miles Gloriosus. Note-se, no entanto, que a marca do comediógrafo romano não se restringe aos antropónimos utilizados. O disfarce, recorrentemente instrumentalizado pelo Pseudolus de Richard Lester, é uma ferramenta também comum às personagens de Plauto: Zeus toma a forma de Anfitrião com o objetivo de seduzir a mulher do general tebano em Amphitruo, e Collybiscus finge ser rico para enganar o negociante de escravos Lycus em Poenulus. A figura de Pseudolus como um servo ardiloso, capaz de manipular aqueles que são socialmente seus superiores, é, também ela, típica da comédia de Plauto. Tal como é a figura do mercador associada à manipulação, como se vê no confronto entre Charinus e Demipho em Mercator.


O tom da longa-metragem é leve, mas importa realçar que há uma crítica social subtil: a autoridade militar é ridicularizada, o poder económico exposto como falível, e o próprio sistema esclavagista posto em causa quando o servo conduz a ação. Sob a comédia visual e os mal-entendidos encenados, o filme retém a essência de Plauto: um mundo no qual os fracos triunfam, ainda que por instantes, sobre os fortes, e a identidade é um jogo estratégico.


João Domingues Pereira

João Domingues Pereira é mestrando em História Antiga. Tem particular interesse pelas comédias de Plauto. Está a desenvolver uma dissertação sobre a ideologia baixo-imperial romana como ideologia de renovação.


Já Aconteceu!

Foi a 19 de junho que teve lugar a terceira sessão do Kínēma: Clássicos em Movimento, com a exibição de A Funny Thing Happened on the Way to the Forum (1966), de Richard Lester.


João Domingues Pereira, organizador do ciclo, fez-nos uma breve descrição do teatro cómico de Plauto, no qual Richard Lester se inspirou; e Bárbara Cintra, do Nucivo – Núcleo de Cinema e Vídeo, apresentou-nos o filme.


Terminada a exibição, passámos ao debate, durante o qual os nossos espectadores realçaram a relação entre a longa-metragem e as comédias de Plauto.



Veja aqui mais informações sobre:

🔗O filme Il Pistolero dell’Ave Maria (1969) de Ferdinando Baldi, inspirado na Oresteia de Ésquilo.

🔗 O filme Medea (1969) de Pier Paolo Pasolini, inspirado na Medeia de Eurípides.

🔗 O filme Jason and the Argonauts (1963) de Don Chaffey, inspirado na Argonáutica de Apolónio de Rodes.


Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page