top of page

Lugares de acolhimento

Atualizado: 15 de dez.

nas Tradições Espirituais: cristã, budista e islâmica


Heureka Clube de Leitura: Lugares de Acolhimento

Nesta sessão de dezembro, abrimos espaço para pensar a hospitalidade como uma linguagem essencial: um modo de receber, de escutar, de dar lugar ao outro — no corpo, na palavra, no gesto.


Cada tradição desenvolveu linguagens próprias da hospitalidade, que articulam a relação com o outro, com o sagrado e com a comunidade. Ao reunir diferentes vozes religiosas, esta sessão convida-nos a pensar a hospitalidade não apenas como protocolo ou virtude individual, mas como prática espiritual e política de abertura ao mundo, num tempo marcado por migrações forçadas, ruturas e muros — visíveis e invisíveis.


ORADORES:


Rui Grácio. Palestra Heureka Clube de Leitura: Lugares de Acolhimento

Rui Manuel Grácio das Neves, português (Lisboa, 1955), é sacerdote dominicano, e ordenado "Bodhisattva" pelo Dojo Zen, da "Sangha" de Lisboa.


É Doutor em Teologia, Filosofia e Sociologia, e estudioso das Religiões e do Macroecumenismo.


Viveu e trabalhou pastoralmente muitos anos em Espanha, Brasil, América Central (El Salvador e Nicarágua), e, recentemente, na Índia. Tem onze livros editados, assim como bastantes artigos sobre Teologia e Ciências Sociais, publicados em diversas revistas. Trabalha presentemente sobre a Espiritualidade Holística, de um ponto de vista teórico, e, sobretudo, prático. Reside, desde 2009, no Convento Dominicano de São Domingos de Lisboa.



Paulo Borges. Palestra Heureka Clube de Leitura: Lugares de Acolhimento

Paulo Borges é Professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Coordena o Seminário Permanente "Vita Contemplativa. Práticas contemplativas e cultura contemporânea" no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.


Segue a via budista tibetana, interessando-se pela essência de todas as tradições espirituais. É cofundador do Santuário Dewachen e do projeto "Visão Pura". Foi cofundador e presidente da União Budista Portuguesa e ex-presidente da Associação Agostinho da Silva.


É tradutor, particularmente de livros budistas, e autor de 69 livros de filosofia, aforismos, ficção, poesia e teatro, publicados em Portugal, Espanha, Reino Unido e Brasil. Recebeu em 2017 um doutoramento honoris causa pela Universidade Tibiscus de Timisoara, na Roménia. Pela obra no domínio do diálogo intercultural e inter-religioso, recebeu em Espanha o Prémio Ibn Arabi-Taryumán 2019.


Khalid Jamal. Palestra Heureka Clube de Leitura: Lugares de Acolhimento

Khalid Jamal nasceu em Portugal, de famílias de origem indiana e árabe. Estudou no Colégio Valsassina, na Universidade Católica Portuguesa e na Harvard Business School.


Integrou a equipa da Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, tendo apoiado a candidatura de António Guterres a Secretário-Geral da ONU. Esteve na direção da Comunidade Islâmica e do Observatório do Mundo Islâmico e é, atualmente, Presidente Executivo do Instituto de Cooperação Luso-Árabe, que promove os laços entre a Lusofonia e os países árabes.


No âmbito da comunicação e do diálogo inter-religioso, participa semanalmente no programa de rádio E Deus Criou o Mundo (Antena 1). É criador e participante no programa Que Mundo Meu Deus! (TSF), dedicado a tornar mais clara a narrativa religiosa. Comenta, na CNN, temas ligados às relações internacionais. Após uma audiência com o Papa Francisco, passou a integrar a Comissão "Jornalismo e tradições religiosas", coordenada pela Faculdade de Comunicação da Pontificia Università della Santa Croce, em parceria com o Centro de Estudos do Médio Oriente e a Associação ISCOM, com o objetivo de promover a excelência na comunicação religiosa. É também Embaixador da Campanha Reset, cofinanciada pela União Europeia, que procura desconstruir a narrativa que associa o Islão ao terrorismo.


Foi diretor da AESE Business School e é, atualmente, professor convidado da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, onde aborda especificidades culturais e religiosas em contexto adverso, na pós-graduação "Missões Humanitárias, Catástrofes e Conflitos".



Contamos consigo no próximo dia 16 de dezembro, às 18h30: Lugares de Acolhimento nas Tradições Espirituais: cristã, budista e islâmica.

Organização: Ana Alexandra Alves de Sousa e Sandra Pereira Vinagre


Local

Biblioteca Palácio Galveias

Campo Pequeno

1049-046 Lisboa


Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page