top of page

Teatro: As Troianas

Atualizado: 31 de mar.

A 3 de agosto, os membros do Clube Heureka – Clube de Leitura podem assistir à representação da peça As Troianas, numa versão de Hélia Correia e Jaime Rocha, na Quinta da Regaleira, em Sintra.


Esta é a primeira vez que a obra de Hélia Correia e Jaime Rocha é encenada, numa estreia absoluta pela Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva.


Heureka. Teatro. Troianas. Chao de Oliva

Hélia Correia, que escreveu as falas das mulheres, e Jaime Rocha, que escreveu as dos homens, não se basearam apenas na peça Troianas do tragediógrafo grego Eurípides, nascido há cerca de dois mil e seiscentos anos.

Cruzaram textos da Antiguidade e ideias contemporâneas para falar de mulheres que a guerra oprime, discrimina e escraviza. Uma alcateia de lobos, em substituição do tradicional Coro, realça o absurdo e a aridez da guerra.

A peça mostra a luta das mulheres para sobreviver dignamente à dor da perda trazida pela guerra (a perda do marido, do filho, da liberdade, da segurança).



Já aconteceu!

A noite esteve muito fria, mas as mantas de lã disponibilizadas deram o conforto necessário para ouvir, de forma concentrada, a peça.




Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page